Série Novos Negócios: como abrir uma marcenaria

Está pensando em abrir sua própria marcenaria? Assim como todo negócio, é importante seguir um passo a passo de planejamento e organização para iniciar as atividades. Por isso, para te ajudar nessa trajetória, preparamos algumas dicas especiais. Bora conferir?

 

O espaço ideal

A escolha do ponto de abertura de sua marcenaria pode fazer toda a diferença no dia a dia do negócio. É muito importante verificar se o imóvel comprado ou alugado atende todas as necessidades de estrutura, como espaço total e capacidade de instalação de todos os equipamentos e até mesmo se há estacionamento e lugar para cargas e descargas. 

Além disso, é sempre bom checar se o imóvel está legalizado e regularizado junto aos órgãos públicos municipais, em caso de locação. Inadimplências, entre outras desregularizações, podem comprometer a atividade do seu negócio.

 

Exigências legais

Assim como a abertura de qualquer empresa, sua marcenaria precisa obter todas as certificações e liberações legais para funcionar. Realizar o registro na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal (CNPJ) e na Secretaria Estadual de Fazenda, além de recorrer à prefeitura do município para obter o alvará de funcionamento e ao corpo de bombeiros para vistoria, entre outros passos, é o pontapé inicial. 

 

Processo de produção bem definido

Organização é a chave para o sucesso. Por isso, tenha em mente – e também no papel – um processo produtivo de trabalho muito bem definido, tanto para manter o dia a dia e entregas em ordem, quanto para poder sempre se atualizar com novos requisitos e qualidade e modernizações do mercado.  

Outro ponto muito importante no processo de produção é planejar muito bem a logística real de entrega dos materiais. Não adianta sua empresa ser recorde em tempo se perder na qualidade (o contrário também é muito válido). Então, mantenha sempre um ótimo serviço dentro de um prazo rápido, dentro do possível.

 

Investimentos e finanças

Todo empresário, independente do ramo, precisa ter um planejamento financeiro definido: capital inicial, de giro, despesas da empresa, o próprio pagamento, além dos investimentos em equipamentos, máquinas e ferramentas, por exemplo. Por isso, programe-se bem para não passar apertos e, principalmente, poder investir em materiais de qualidade.

Na Super Pro Atacado você encontra tudo o que precisa para seu trabalho e ainda economiza! Na compra de a partir de 10 itens, mesmo que diferentes, já vale preço de atacado! Confira alguns equipamentos especialmente para sua marcenaria:

 

Deixe um comentário