Uma das máquinas mais utilizadas nos trabalhos de reformas e na construção civil, sem dúvidas, são as serras. Sua versatilidade e potência a transforma em uma ferramenta ideal para diferentes tipos de serviços, não apenas na construção, mas também na marcenaria, serralheria e muitos outros campos de atuação.
Nesse artigo vamos citar os modelos de serra mais usados, explicando as características e aplicações de cada um.
Para que servem as serras?
As serras são ferramentas criadas para realizar cortes em diversos tipos de materiais, como metal, mármore, madeira, plástico e muito mais. Tudo isso de maneira mais fácil e prática, para tornar o trabalho muito mais rápido e confortável.
Existem dois principais tipos de serra: as manuais e as elétricas. Sendo que as elétricas são as mais usadas, justamente por que com elas, o profissional tem um resultado melhor com um esforço físico menor.
Tipos de serras elétricas
No mercado existem atualmente variados tipos de serras elétricas, cada um com suas características e especificações próprias. As principais diferenças são: o tamanho e formato dos dentes que farão os cortes, o tamanho do disco, e a potência. O que permite cortes específicos dependendo de cada modelo.
Tudo depende da sua necessidade de uso, ou seja, do tipo de corte que pretende realizar com essa ferramenta. Então conheça os principais tipos de serras elétricas e saiba como escolher o modelo ideal para você.
Serra Mármore
Uma das principais e mais utilizadas é a Serra Mármore. Como o nome já sugere, esse tipo de serra é ideal para cortes de mármores. Mas não só isso, esse modelo também é destinado ao corte de azulejos, pisos, pedras e até paredes e tijolos.
A Serra Mármore conta com discos de corte menores e motor de alta rotação. Além disso, o motor dessa máquina fica na frente da lâmina, o que facilita o manuseio.
O modelo de Serra Mármore da Worker possui um ótimo custo-benefício. Ele conta com potência de 1300W e capacidade para realizar até 12.000 rotações por minuto, o que torna seu corte muito mais preciso e rápido. Conta ainda com trava de segurança e regulador de altura, para se adequar a sua necessidade, e uma chave hexagonal, que facilita a troca de disco de corte.
Serra Circular
A Serra Circular é um dos modelos mais versáteis, pois pode ser usada para os mais variados cortes: madeira, telhas e cerâmica. Além disso, possui baixa rotação e capacidade para discos mais largos, que produzem cortes mais grossos, e para as chamadas lâminas universais, que conseguem cortar até mesmo madeira maciça.
A Serra Circular da Bosch é um ótimo modelo no quesito qualidade e preço acessível. Além de oferecer alto desempenho e resistência, essa serra conta ainda com mira de corte visível na placa da base, o que aumenta a precisão na hora do corte. Ou seja, é uma excelente serra para facilitar os serviços do dia a dia.
Serra Tico-Tico
As Serras Tico-Tico, por sua vez, são indicadas para contar madeira, metais, azulejos e plásticos. Sua principal vantagem é a capacidade realizar cortes em detalhes, uma vez que conta com dentes pequenos que possibilitam esse tipo de corte.
Existem modeles de bancada, mas as mais comuns são as manuais. Com elas é possível fazer cortes em até 45º, cortes em linhas retas, curvas, perpendiculares e inclinadas.
A Serra Tico-Tico Com Velocidade Variável da Skil é um bom modelo para quem quer uma serra desse tipo que seja robusta, prática e versátil. Com ela o serviço fica ainda mais fácil, já que possui uma função sopro, ampliando a visão de corte e não oxidando a ferramenta. Esse modelo ainda possibilita o ajuste para cortes em ângulos de 15°, 30° e 45°.
Serra fita
As Serras Fita possuem lâmina com dentes pequenos e conseguem atingir grandes profundidades, se comparadas aos demais modelos de serra, o que as torna ideais para realizar cortes em materiais espessos, como aços e madeiras robustas.
Esse modelo é indicado para fazer cortes em curvas, portanto não é indicado para quem busca precisão na hora de cortar. Até existem modelos menores, mas os mais difundidos são os de bancada.
A Serra Fita 8″ Bumafer é uma máquina com excelente performance. Pode ser trabalhado em quaisquer tipo de corte ou irregular. Podendo cortar materiais muito espessos de maneiro muito fácil. Ideal para marceneiros, carpinteiros, serralheiros e até mesmo para a fabricação de móveis.
Serra Meia Esquadria
A Serra Meia Esquadria é utilizada na carpintaria e marcenaria quando há a necessidade de criação de uniões em cantos, como no caso como na fabricação de móveis, por exemplo. Esse modelo é voltado sobretudo para o corte de madeira, mas possui discos que possibilitam o corte de metal, plástico e azulejo.
Além disso, a Serra Meia Esquadria pode realizar cortes de até 90º com agilidade, e também possibilita a serra de materiais de grandes extensões ou comprimentos.
A Serra Esquadria da Makita é uma excelente escolha para quem busca cortes mais rápidos com precisão e potência. Além disso, esse modelo une duas funcionalidades em um só produto. Isso porque ela é serra esquadria e serra de bancada numa única máquina para grande versatilidade.
Agora que você conhece os principais tipos de serra que existem e suas aplicações fica muito mais fácil saber qual comprar para atender a sua demanda.
Independente de qual seja a sua necessidade, a Super Pro Atacado possui a Serra ideal para te ajudar nos serviços do dia a dia. Afinal, são mais de 30 mil produtos em estoque das melhores marcas do mercado com os menores preços e condições de pagamento que só a loja do profissional consegue fazer.
Então acesse nosso site, ou visite uma de nossas 5 mega lojas espalhadas pelo Brasil, e garanta a ferramenta certa pelo melhor preço. E para mais dicas como esse, continue acompanhando nosso blog e nos siga no Facebook, Instagram e Youtube.