Guardar as ferramentas em ordem facilita o trabalho e evita transtornos na hora de realizar reparos.
Quem nunca passou por aquele momento em que precisou de uma chave de fenda, um parafuso ou até mesmo um simples prego e perdeu alguns minutos procurando?
Seja para uso doméstico ou profissional, manter a caixa de ferramentas organizada ajuda a encontrar o que você precisa com mais agilidade, aumenta a vida útil das peças e garante que na hora de carregá-la, não irá abrir e derrubar tudo no chão.
Pensando nestas e outras situações, a equipe da Super Pro Atacado trouxe algumas dicas que vão te ajudar a deixar tudo bem arrumadinho.
Tire da caixa e espalhe
Sim! Antes de arrumar tudo como deve ser, vamos fazer uma pequena bagunça. Encontre um lugar com bastante espaço, abra sua caixa de ferramentas, tire tudo de dentro e espalhe-as por tamanho.
O que for mais longo, como chaves de fenda, em um lugar. O que é maior e difícil de encaixar, em outro. Peças pequenas, pregos e parafusos, próximos uns aos outros.
Fazendo isso, já tornamos mais fácil encontrarmos um lugar para cada tipo e tamanho.
Separe o que útil e o que é descartável
Com o passar do tempo, alguns itens podem sofrer desgastes, ficarem velhos e não terem mais condições de uso. Pregos enferrujados, parafusos, buchas e ferramentas quebradas e tudo que não pode ser usado deve ser descartado.
Pratique o desapego e garanta mais espaço na caixa para guardar o que ficou com mais praticidade.
Limpe as ferramentas e a caixa
Por causa do uso constante das ferramentas, é normal que elas sujem e a caixa acumule um pouco de pó. E para uma organização ser perfeita, é preciso limpar antes de guardar.
Atenção! Não é indicado lavar as ferramentas com água corrente, porque elas podem enferrujar, use apenas um pano com álcool.
Com outro pano, mas também com álcool, tire o pó da parte interna e externa da caixa. Se ela tiver prateleiras e for possível, desmonte-as e limpe separadamente.
Separe por categoria
Depois de cumprir as etapas anteriores, chega o momento de organizar!
Para que na hora de procurar determinada ferramenta você a encontre com mais facilidade, separe-as por categoria. Isso pode ser um pouco difícil de fazer, mas a dica é categorizar de acordo com a sua função: ferramentas de corte, de aperto e daí por diante.
Feito isso, você pode prendê-las com elásticos de borracha e deixá-las todas juntas dentro da caixa.
Materiais simples nas prateleiras de cima
Alguns materiais mais simples são também muito importantes na hora de realizar um reparo e muitas vezes sua utilidade é para complementar ou finalizar o trabalho, por isso é aconselhável deixá-los na parte superior da caixa onde há compartimentos pequenos em que cabem fita isolante, veda rosca, trena e outros materiais.
Compre uma caixa resistente
Da mesma maneira que você se preocupa com a qualidade das ferramentas que irá comprar, escolha uma caixa com material resistente, com boa divisão dos espaços e que suporte armazenar e carregar as ferramentas de forma segura.
Analise a sua necessidade e a finalidade, doméstica ou profissional, e escolha entre os diferentes tipos de caixas disponíveis: com rodinhas, prateleiras ou bandejas organizadoras.
Gostou das nossas dicas? E se você precisa de uma caixa de ferramentas, a Super Pro tem uma grande variedade para você escolher qual se adapta melhor a sua necessidade. Aproveite nossas ofertas!