Conheça as características de cada tipo de mesa e escolha a sua
Quando se está construindo ou reformando um ambiente, escolher os móveis é uma das partes mais divertidas! A mesa está sempre no centro das atenções na cozinha ou na sala de jantar. Mas qual escolher: mesa redonda ou quadrada? Confira nossas Super Dicas!
Mesa redonda
Mesas redondas, ovaladas ou ovais são interessantes porque permitem maior movimento pelo ambiente. Além disso, têm a vantagem de serem ótimas para posicionar bem no centro.
Mesa quadrada
Aqui, vamos chamar de “quadrada” as mesas com cantos em ângulo reto, o que inclui também a mesa retangular.
Essas mesas são mais adaptáveis, já que podem ser colocadas em cantos, paredes etc. Mesas retangulares, em específico, permitem mais lugares.
Qual escolher: mesa redonda ou quadrada?
Para escolher, existem diversos pontos a se considerar. Vamos a todos eles!
1. Ambiente
Cada espaço tem sua particularidade. Por isso, a escolha da mesa deve considerar o ambiente como um todo.
Nas salas de jantar, é comum que a mesa seja o único elemento. Por isso, não é um problema ter uma mesa grande, seja ela retangular ou oval.
Já para as cozinhas, pode ser necessário contar com uma mesa menor para otimizar o espaço. Por isso, pequenas mesas redondas podem ser uma boa ideia.
Já para uma mesa de canto, tanto quadradas quanto redondas podem funcionar muito bem.
Em áreas externas, prefira mesas maiores, com espaço para mais gente. Por isso, a mesa quadrada retangular é uma boa ideia.
Já para as mesas de trabalho, evite as redondas. É necessário ter um bom espaço para trabalhar, com acesso para cada coisa. Nesse caso, escolha a quadrada ou retangular.
2. Base da mesa
Pode parecer que não, mas a base da mesa é bem importante na hora de escolher esse móvel.
Isso porque as bases centralizadas permitem maior mobilidade debaixo da mesa. Portanto, nesse modelo, mesas menores permitem mais cadeiras – e, por isso, mais gente sentada.
A mesa com pés, por sua vez, não é dispensável. Elas são ótimas para delimitar o espaço, permitindo um encaixe perfeito para as cadeiras.
Esteja atento com o tamanho da mesa e a sustentação da base – mesas maiores tendem a precisar de uma base maior ou mesmo mais pés.
3. Material da mesa
É claro que ambas as mesas podem ser feitas de diversos materiais, mas existem mesas que funcionam melhor de acordo com o material desejado.
Para madeira bruta, por exemplo, é mais comum encontrar mesas quadradas e retangulares.
A mesa de vidro pode contar com cantos muito pontudos nas versões quadradas (o que pode ser ruim para crianças ou idosos). Por isso, pode ser uma boa dica usar o tampo de vidro nas mesas redondas.
Tampos de mármore e granito, por exemplo, podem ter custos diferentes para o corte em formato redondo ou quadrado. Portanto, cheque o custo-benefício e o seu orçamento na hora de escolher esse material.
4. Decoração
Por fim, é claro que o formato da mesa também é relevante no contexto da decoração, ou seja, do que você acha bonito para a sua casa.
A mesa redonda é fofa, combina com ambientes mais simples, se adaptando muito bem no seu espaço.
As mesas quadradas são mais sofisticadas, clássicas e modernas. Por isso, são ideais para quem quer um superdestaque para a mesa.
Pronto! Com todas essas dicas, ficou fácil decidir qual é a mesa ideal para você. Quer comprar tudo para a sua casa? Então acesse o site da Super Pro Atacado e confira tudo que temos à disposição!