Saiba qual luz é melhor e como usar cada uma nos cômodos da sua casa
Quando você está reformando seu ambiente, construindo ou se mudando pela primeira vez para uma nova casa, existe uma escolha importante, às vezes negligenciada: a luz.
Existem dois tipos principais de lâmpadas, que emitem luz amarela e luz branca. Confira nossas Super Dicas para saber como escolher a melhor para o seu espaço!
Qual é a diferença entre luz branca e luz amarela?
A diferença está nos Kelvin. É isso mesmo! Kelvin (K) é uma unidade de medida de temperatura, assim como o grau Celsius.
É com Kelvin que a temperatura de cor de uma lâmpada é definida. Quanto mais quente, mais clara é a luz. Por isso chamamos a amarela de luz quente e a branca de luz fria.
A luz branca é emitida por lâmpadas com pelo menos 4000 K. A luz amarela, por sua vez, vem das lâmpadas com até 3000 K.
Devo usar luz branca ou amarela?
Para escolher a luz do seu ambiente, é importante saber de cara que depende. Não existe uma lâmpada certa e uma errada, e sim usos específicos para cada tipo de lâmpada.
Onde usar luz branca
A luz branca é muito procurada porque traz naturalidade, uma reprodução mais fiel das cores quando olhamos os objetos.
Esse tipo de lâmpada é recomendada para ambientes que precisam de muita iluminação, como banheiros e cozinhas. Para o ambiente de trabalho, também é recomendado o uso da iluminação em branco.
Onde usar luz amarela
Embora muita gente use só a luz branca, a luz amarela também tem suas vantagens.
A luz amarela traz aconchego e, por isso, é ótima para ambientes que já são bem iluminados pelo sol e pela luz do dia no geral.
Por isso, quarto e sala, que são ambientes de descanso, funcionam bem com luz amarela. A área externa também vai muito bem com luzes amareladas.
Posso usar as duas cores juntas?
Sim, é possível utilizar em uma só casa (ou local de trabalho) mais de uma temperatura de cor. Existem projetos que usam luzes centrais brancas e luzes, nas laterais, em amarelo. Dessa forma, é possível escolher a iluminação de acordo com o seu momento (focar ou relaxar).
Recomendamos adequar cada cômodo para um tipo de iluminação, de acordo com as necessidades e as atividades do espaço.
Eventualmente, pode ser que ambientes ligados entre si, e que não tenham portas separando, façam com que a luz de um “vaze” para o outro. Neste caso, procure utilizar um padrão só.
Qual luz gasta mais energia?
A temperatura de cor, ou seja, a lâmpada ser amarela ou branca não interfere no consumo de energia.
O que influencia, de fato, no gasto de energia é a potência da lâmpada (a unidade medida em Watts) e a tecnologia da lâmpada – ou seja, o tipo dela.
Lâmpada halógena ou lâmpada LED?
Os dois principais tipos de lâmpadas são o led e a lâmpada halógena, também chamada de lâmpada de tungstênio.
Na lâmpada halógena, a iluminação se dá pelo aquecimento de um filamento de tungstênio dentro da lâmpada, que gera calor e uma luz mais natural.
A lâmpada de LED converte energia elétrica em luminosa usando chips, pequenas plaquinhas de luz. Ela é mais eficiente, e emite melhor as cores próximas ao branco.
A escolha vai depender da sua necessidade, do preço e também da durabilidade que você precisa para cada lâmpada.
E aí, entendeu tudo sobre a diferença entre a luz branca e a luz amarela? Acesse o site da Super Pro Atacado para comprar suas lâmpadas e tudo que precisar para sua reforma ou construção!