Drywall: prós e contras?

Drywall, ou “parede seca”, é uma estrutura pré-fabricada feita com placas de gesso acartonado, sustentadas com aço. Muito usado em construções residenciais e comerciais, não utiliza água, gera poucos resíduos na obra e torna a construção mais rápida, barata e fácil.

Como tem espessura bem mais fina de parede, proporciona maior área útil e flexibilidade em plantas com metragem cada vez menor.

  • Prós

Seu material garante isolamento acústico e térmico (principalmente com a adição de materiais fibrosos, como lã de vidro), e é a opção mais econômica para dividir ambientes internos: com redução de até 50% do custo, em comparação com a mesma obra feita em alvenaria tradicional.

Além de ser mais barato, o drywall também é mais rápido na instalação! Em média, ao longo de um dia de trabalho, um especialista consegue erguer até 15 m² de parede; sendo que, entre as placas, ficam os sistemas elétricos e hidráulicos.

Esta é, aliás, uma de suas maiores vantagens: se acontecer algum problema nestes sistemas, que precise de manutenção, é muito mais fácil fazer o reparo, sem ter que quebrar a parede toda.

Também é cada vez mais interessante na decoração ou no acabamento, pois serve tanto como forro e vedação interna, quanto para embutir luz indireta. Pela sua versatilidade, o drywall tem sido tendência, até mesmo, na criação de móveis, como prateleiras, estantes, despensas etc. Estes são os “prós” do drywall, porém, quais os seus “contras”?

  • Contras

O primeiro é a baixa resistência a impactos ou à intempérie, não suportando umidade constante ou condições climáticas como sol forte ou vento com chuva. Para a usar em cozinhas ou banheiros, por exemplo, é preciso que sejam as “placas verdes” (que proteger a superfície contra respingos, por serem repelentes a água).

Se ainda for necessário, há a possibilidade de fazer a impermeabilização da parede, com mantas asfálticas. Também é necessário, em qualquer instalação no drywall, buchas e parafusos próprios ao tipo de parede (capazes de suportar e distribuir o peso adequadamente, sem rachar).

Apesar do mito de que não é possível instalar nada, de acordo com as orientações dos próprios fabricantes, o drywall suporta em média entre 10-50 kg/m². Basta ter os equipamentos apropriados, como:

– alicate puncionador;

serrote;

parafusadeira;

– cortador de drywall manual;

recortadora multidirecional a bateria.

  • Quais os tipos de drywall?

Chapa Branca (ou “standard”): é a mais comum, usada em ambientes secos ou para forros e vedação interna.

Chapa Rosa (RF): possui fibra de vidro em sua composição e, então, é a mais indicada para ambientes que precisam atender normas de segurança contra incêndios (com lareiras e churrasqueiras).

Chapa Verde (RU): opção mais resistente à umidade, ideal para cozinha ou banheiro (com material resistente a fungo e bolor).

  • É possível decorar?

Sim, com certeza! Invista em tinta fixadoraaplicador próprio para drywall, por exemplo. Tudo o que você precisa, tem na Super Pro Atacado! Com mais de 30 mil itens de construção, manutenção e reforma, das melhores marcas e com preço baixo de atacado!

Nos faça uma visita na loja em sua região, aberta diariamente com estacionamento próprio e gratuito. Também compre pelo site, televendas ou Whatsapp! Nos siga em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de todos os lançamentos e promoções. 

Deixe um comentário