Ao entrar em um canteiro de obras encontramos diversos profissionais de várias especialidades. Todos, no entanto, estão usando capacete de segurança. Contudo, podemos perceber também uma variedade de cores desses capacetes.
Azul, vermelho, branco, verde, e outras cores estão presentes nos capacetes usados no dia a dia em obras e construções. Se você acha que isso é apenas uma opção estética, está muito enganado.
Confira nesse post o significa cada uma das cores dos capacetes.
Por que tantas cores?
Uma coisa que levanta dúvidas até mesmo em profissionais com anos de experiência em canteiros de obras é a questão das cores nos capacetes de proteção. Por que existem diversas cores de capacete?
Não é apenas uma questão de estilo. As cores servem para diferenciar os profissionais no canteiro de obras.
Imagine que você precisa encontrar um pedreiro que acabou de ser contratado, ou quer enviar uma mensagem ao carpinteiro. O que você faz? Sai andando pelo canteiro tentando identificar um a um para descobrir qual é o profissional que você procura? Que trabalheira!
Por isso, as cores são de grande ajuda na hora de identificar os profissionais. Seja para comunicação, seja para vistoria dos técnicos de segurança do trabalho.
Existe uma regra?
No Brasil não existe uma regra que defina quais cores devem ser usadas por quais profissionais. Até porque, dependendo da escala da obra, o número de funções numa construção pode chegar as dezenas. Seria inviável definir uma cor para cada profissão. Além disso, outras áreas também utilizam capacete de proteção.
O que existe são legislações que obrigam o uso de capacete como Equipamento de Proteção Individual, mas nenhuma regra determina qual cor cada profissional deve usar.
Padrão mais usado nos canteiros de obras
Mas, se não existe uma regra que determina a cor de cada função, como é feita a escolha das cores de capacete?
Basicamente cada empresa pode definir da maneira que achar melhor. Contudo, existe uma tradição usada há muito tempo que passou a ser adotada como a mais convencional nos canteiros de obra de todo país.
Confira abaixo a distribuição de cores por função na obra:
- Amarelo: é o capacete usado por Visitantes que entram no espaço da construção.
- Branco ou Cinza: os capacetes brancos ou cinzas são usados principalmente por Engenheiros, Arquitetos, Técnicos, Mestre de Obras, Encarregados e Estagiários.
- Verde: o capacete verde é usado por Serventes, Operários e Armadores.
- Azul: é a cor do capacete mais usado pelos Pedreiros.
- Vermelho: o capacete vermelho é usado por Carpinteiros de Forma e por Bombeiros.
- Laranja: os Eletricistas usam o capacete laranja.
- Marrom: é a cor do capacete dos Carpinteiros, mas também é usado pelos Visitantes.
- Preto: o capacete preto é usado por Operadores de Máquinas e também pelos Técnicos de Segurança do Trabalho.
Capacete é EPI
Independente da cor, o importante é usar o capacete. Afinal, como já falamos, ele é um Equipamento de Proteção Individual importante para prevenir acidentes e assegurar a saúde e a segurança de cada trabalhador.
No Brasil, a Norma Reguladora de número 6 (NR-6) estabelece que é obrigação da empresa fornecer os EPIs necessários e é função do funcionário a manutenção e o uso adequado desses mesmos equipamentos de proteção. A norma, como já dissemos, não define a cor que cada trabalhador deve usar, apenas determina que o Capacete é de uso obrigatório em obras, reformas e construções.
Gostou do post? Já conhecia o significado das cores de capacete na construção civil? Para garantir o capacete ideal para sua obra é só visitar o site Super Pro Atacado. São milhares de Equipamentos de Proteção Individual com os melhores preços para garantir a segurança e conforto de todos os trabalhadores no canteiro.
E para mais conteúdo, continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais, Instagram e Facebook.