A esmerilhadeira, muito usada nas indústrias e na construção civil, serve para cortar, lixar e polir peças de aço e estruturas metálicas. É a ferramenta ideal para dar acabamento, além de fazer uma remoção mais eficiente de ferrugem (quando tem acoplada a ela uma escova própria). De acordo com a técnica e os acessórios usados, também pode ser usada em cerâmica, concreto, asfalto e até mesmo em peças de mármore.
Tem vários modelos, cada um para mais apropriado para um tipo de uso. A esmerilhadeira angular é a mais usada, principalmente as que funcionam à base de bateria em locais sem acesso fácil à rede elétrica (como em ambientes externos). As pneumáticas são mais usadas em oficinas, pois demanda de um compressor de ar. Como escolher o melhor modelo para você? Confira as dicas!
- 1º Aonde será usada a ferramenta?
Os modelos menores são os melhores para o ambiente doméstico, em serviço residencial. São as ideais para lixar madeira ou cortas azulejos, com discos que variam de 115 a 230 mm. Já para os trabalhos mais pesados, como no corte de materiais duro que apresentam maior resistência, o mais indicado é a escolha por uma esmerilhadeira profissional, com discos maiores. Sempre considere a duração e a dificuldade do serviço, para uma ferramenta que atenda bem às suas necessidades.
- 2º Acessórios
De acordo com a sua demanda, há a possibilidade de acoplar acessórios. O mais comum é o uso de escovas rotativas, que ajudam na remoção de ferrugem ou qualquer outro tipo de sujeira encrustada na superfície a ser trabalhada. Nos cortes ainda mais duros, existem também os discos diamantados, próprios para concreto, mármore, granito e outras pedras.
- 3º Proteção
Sem o equipamento de proteção adequado, a esmerilhadeira é uma das ferramentas mais perigosas, que pode causar ferimentos graves. Nunca se esqueça de usar sua máscara e protetor auditivo, além da capa de proteção sobre camiseta de mangas longas para evitar queimaduras com as fagulhas.
- 4º Cuidado!
Nunca acople um disco de diâmetro incompatível com a sua ferramenta, pois cada modelo tem as suas especificações técnicas que devem ser seguidas a risco (vide manual de instruções e ficha técnica).
- 5º Modos de uso
Para cortar, o indicado é que a esmerilhadeira sempre esteja em pé, em um ângulo de 90º. Já para fazer o desbaste, é preciso que a ferramenta esteja em um ângulo de 45º (inclinada). Qualquer mau uso pode levar um desgaste desnecessário do disco, problemas de funcionamento e, até mesmo, acidentes.
Gostou das dicas? Compartilhe o texto com os seus amigos e familiares! Não deixe de nos seguir no Facebook e no Instagram, para ficar por dentro de tudo sobre ferramentas manuais.