Confira um passo a passo completo para a instalação desse tipo de varal
Quem mora em apartamento, ou mesmo em uma casa com pouco espaço, provavelmente já precisou de um varal de teto. Pode parecer difícil, mas com algumas dicas é fácil fazer a instalação desse item. Confira nossas Super Dicas de como instalar varal de teto.
Varal de teto: conheça o seu modelo
Existem alguns tipos de varal de teto. O mais convencional é uma estrutura de grades que é pendurada em polias e puxada por uma estrutura de cordas. A fixação desse varal pode ser por abraçadeiras ou diretamente em furos presentes no varal.
Outro modelo comum é o sanfonado. Neste caso, não há segredo: a instalação é feita prendendo a lateral com parafusos e buchas na parede. Depois, é só fazer o vai e vem para utilizar.
Vamos para o passo a passo da instalação do varal de teto convencional!
Passo 1: escolha o local e prepare os furos
Sempre que for fazer uma reforma ou instalar algo novo na sua casa, é importante ter certeza do local mais adequado para isso.
Essa dica também vale para o varal de teto. Lembre-se que você precisa de um espaço para prender a corda, ou seja, escolha a parede lateral que receberá o gancho. Ah, e não se esqueça de colocar o varal em uma área que pegue sol e vento.
Pegue o seu varal e cheque se as polias, o gancho, e as cordas já vieram junto no pacote. Se precisar, compre esse kit separado.
Agora, já pode começar: suba de escada para o teto com o varal em mãos. Então, marque com um lápis onde serão feitos os furos. O ideal é que sejam 4 furos, sempre respeitando uma distância de pelo menos 20 cm das demais paredes. Essa área de respiro é importante para que o varal se movimente com tranquilidade.
Marque também os três pontos de furo da parede. São dois furos na região do teto, e um furo a cerca de 1,5m do chão, onde ficará o gancho com as cordas.
Passo 2: hora de furar
Com tudo marcado, você já pode fazer o furo. Você vai precisar de:
Tome um cuidado extra na hora de furar para cima. O ideal é manter a furadeira totalmente perpendicular ao teto, garantindo que o buraco fique reto.
Vale lembrar: use uma broca de tamanho compatível com a sua bucha, que por sua vez precisa ser compatível com o tamanho das polias e do gancho. Isso é fundamental para que tudo fique bem preso.
Passo 3: fixar polias e passar a corda
Enrosque bem as polias e o gancho (virado para baixo) nas buchas. Lembre-se que as polias de parede contam com dois furos, e as de teto com apenas um. Com isso feito, é hora de passar a corda.
A corda que já vem com o varal deve ser cortada bem no meio, em duas partes. Cada uma delas vai servir para uma das laterais do varal.
Agora, entra a diferenciação do seu tipo de varal. Se for fixado com braçadeiras, você amarrará a corda nessas peças. Se o seu varal tem buraquinhos, a corda entrará direto nos furos.
Comece passando a corda 1, que ficará responsável pela parte da frente do varal, ou seja, da parte que ficará mais perto de você na hora de utilizar.
Primeiro, amarre bem a corda no furo (ou abraçadeira) que ficará mais próximo da parede lateral.
Então, passe a corda 1 pela polia do teto mais próxima da parede lateral. Depois, passe a mesma corda pela polia da frente da parede, e por fim pelo gancho.
A mesma corda 1 deve fazer o caminho de trás pra frente. Ou seja, volte a corda 1 pela polia da frente da parede, mas agora passe a corda pela outra polia do teto, a que está mais distante da parede lateral. Agora, leve a corda até o varal – e amarre-o no outro furo (ou abraçadeira) do varal.
Pronto, o primeiro lado já estará suspenso.
Agora é só repetir o processo do outro lado, com a corda 2 para a parte do fundo do varal.
Pegue a corda 2, amarre no furo (ou abraçadeira) mais perto da parede lateral e prenda na polia do teto mais próxima da parede. Depois, passe pela polia da parede dos fundos e vá com a corda até o gancho.
Do gancho, passe a corda 2 pela mesma polia da parede (a dos fundos) e, agora, até o outro furo da polia do teto (o mais distante da parede lateral). Agora, amarre a corda 2 no último furo (ou abraçadeira).
Agora, o varal já está suspenso no teto e você tem quatro partes de corda passando pelo gancho – duas para cada lado do varal, fundos e frente.
Passo 4: ajustando o varal
Embora já esteja instalado, falta mais uma etapa para concluir.
Esse é o momento de fazer o ajuste do varal, garantindo que ele esteja perfeitamente paralelo ao teto. O ideal é deixar uma boa distância, de pelo menos 10cm, do varal até o teto.
Chegou na altura ideal e está bem nivelado? Então é hora de amarrar as quatro cordas que estão passando pelo gancho. Faça um nó nessa altura, que será a altura com as roupas estendidas.
Mas falta ainda mais um nó, que é a altura de trabalho. Para isso, desça o varal soltando as cordas aos poucos. Quando chegar nessa altura, que deve ser a melhor possível para estender as roupas, faça outro nó nas 4 cordas.
Pronto! Agora sim, o seu varal de teto está instalado. É só puxar as cordas para subir o varal e soltá-las para que o varal desça.
Gostou das dicas? Compre o seu varal de teto e tudo mais que precisar para sua casa no site da Super Pro Atacado: clique aqui!