Todos concordam que a melhor parte da obra é quando ela finalmente chega ao fim, não é mesmo? Antes de poder aproveitar as benesses da reforma, porém, é necessário realizar uma limpeza intensa do local. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos o artigo a seguir!
- 1º Use os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários à sua segurança!
Antes de começar a faxina, é importante se proteger de possíveis acidentes no local. Depois da obra, é comum que itens perigosos ainda estejam espalhados: desde ferramentas manuais e máquinas elétricas, até materiais de construção como pregos e parafusos. Use luvas, óculos, botas impermeáveis e máscaras para se proteger bem, antes do manuseamento e remoção do o entulho.
- 2º Lugar de entulho é no lixo adequado!
Está devidamente protegido? Agora é preciso limpar! Tenha em mãos vassoura, pá, sacos de lixo e caixas de papelão. Apenas depois da remoção de todos os entulhos jogados por aí, é que você poderá efetivamente lavar e secar todo o ambiente sem riscos de acidentes.
-
3º Proteja as instalações
É muito importante, também, proteger tomadas, interruptores ou acabamentos mais sensíveis da decoração. Use fica creme, jornal ou revistas velhos para encapar, evitando que a água atinja tais locais do ambiente.
- 4º Limpeza prévia
Facilita a todo o trabalho a retirada do pó, preferencialmente com o uso de um aspirador. Também é possível passar um pano umedecido com água, para a retirada ainda maior dos resíduos do chão. Ao se livrar de toda a poeira, limpe o piso mais profundamente com uma mistura de água com sabão neutro, de acordo com as especificações do fabricante.
Invista no produtos certos para a limpeza! Há limpadores específicos para atender as demandas do piso pós-obra, que são essenciais para o sucesso da sua faxina. Capazes de remover resíduos de materiais como rejunte, cimento, massa, gesso, argamassa, tinta látex, entre outros, eles promovem uma limpeza profunda e uniforme, sem agredir a superfície do seu novo piso.
Mas atenção! Verifique se o produto escolhido é o mais apropriado para o tipo de piso que será limpo. Escolher as opções corretas de limpadores irá garantir a limpeza, além de manter a beleza e a integridade da superfície.
- Não deixe de lado o removedor de tinta
A tinta usada durante a reforma respingou em um local que não devia? Utilize um removedor de tinta. Eficaz na retirada de tintas à base de solventes, o produto pode salvar a estética do seu piso, e deve fazer parte dos itens que compõem a faxina pós-obra.
Gostou de saber mais sobre como fazer a limpeza de piso pós-obra? Então continue acompanhando o blog da Super Pro e confira as dicas feitas para ajudar você na hora da reforma, além de tutoriais, inspirações e muito mais!