Confira diversas dicas e produtos para deixar seu rejunte impecável
Não basta varrer, passar aspirador de pó e pano se, ao final da faxina, o piso ainda ficar parecendo sujo só por causa da cor do rejunte. Para manter o seu piso limpo, e com cara de limpo, é preciso esfregá-lo com certa frequência. Em algumas situações, é possível até renovar o rejunte com tinta ou simplesmente substituí-lo por um novo.
Confira abaixo algumas dicas e produtos específicos para os cuidados com o rejunte:
1. Produto específico para limpar rejunte + escova + pano
As receitinhas com ingredientes da sua cozinha (ou do armário do banheiro) costumam não ser o suficiente para realmente limpar o seu rejunte. O mais indicado é sempre utilizar um produto específico para isso, pois ele tem procedência e garantia de qualidade e acabamento.
Tanto para limpeza leve quanto para pesada (daqueles rejuntes mais sujos ou encardidos), o produto específico é a escolha ideal para remover também mofo, fungos e gordura. Uma das principais vantagens de usar este item é que não há risco de danificar a superfície a ser limpa, além, claro, da praticidade e da segurança que ele oferece. Quer conferir?
- Passo 1. Aplique o produto com o borrifador que integra a embalagem, deixando agir por pelo menos dois minutos.
- Passo 2. Esfregue bem com uma escovinha.
- Passo 3. Retire o excesso com uma esponja ou com um pano. Depois, limpe o chão ou a parede (como você costuma fazer normalmente).
Atenção: Antes da aplicação, lembre-se de fazer um teste em uma área pequena. Também é importante usar luvas para proteger a pele das suas mãos, para evitar reações alérgicas ou sensibilidade ao produto.
2. Renove o seu rejunte
Se mesmo com a limpeza o rejunte não voltar a ficar clarinho, você pode simplesmente mudar a cor com um renovador de rejunte. É uma escolha interessante, em especial porque existem várias opções de cores: branca, cinza, creme, entre outras. Após 15 minutos da aplicação, basta passar uma esponja para retirar o excesso.
Essa pode ser a motivação que faltava para você escolher uma cor nova para o rejunte, dando uma atualizada na decoração do seu ambiente. É possível manter a uniformidade da superfície (escolhendo um rejunte da mesma cor do porcelanato) ou, também, optar por criar um contraste interessante entre o revestimento e o rejunte.
Tonalidades contrastantes são uma ótima ideia para dar destaque a detalhes como bordas, desenhos e texturas do revestimento. Outra dica é utilizar um tom escuro de rejunte (cinza, preto, azul, verde escuro etc) em conjunto com um revestimento mais claro.
3. Troque o rejunte você mesmo
Se o seu rejunte já estiver muito antigo e com pedacinhos faltando por conta da limpeza, pode ser hora de simplesmente raspar tudo e aplicar um novo. Fazer isso não é o bicho de sete cabeças que parece à primeira vista, e você mesmo pode realizar a tarefa sozinho:
- Passo 1. Retire o rejunte antigo com um raspador de rejunte, limpe o pó residual e deixe secar bem;
- Passo 2. Prepare o rejunte novo. Existem três tipos de rejunte: o cimentício, para ambientes não expostos à umidade; o acrílico, que é para banheiros e cozinhas; e o epóxi, que é para fachadas e piscinas. Cada um tem um modo de preparação diferente, e você deve seguir as instruções da embalagem;
- Passo 3. Aplique o rejunte com uma espátula, fazendo movimentos diagonais. Faça uma área de 1 m² (não tente fazer o ambiente inteiro de uma vez). O rejunte epóxi exige que você faça a limpeza pós-aplicação a cada 1 m², enquanto os outros permitem que você faça tudo no final do serviço. Para retirar o excesso, use uma esponja molhada, fazendo movimentos circulares. O tempo de secagem depende do tipo de rejunte.
Voilà, essas são algumas boas opções disponíveis para você melhorar o rejunte do seu espaço. Quer conhecer os melhores produtos para a limpeza da sua casa ou do seu comércio? Acesse o site da Super Pro Atacado e confira tudo o que temos à disposição. Você pode também visitar uma de nossas lojas em sua região, abertas diariamente com mais de 20 mil produtos à venda.