Bombas d’água transformam energia cinética em energia potencial para transferir, pressurizar ou elevar fluídos para lugares distantes. Na Super Pro Atacado, você pode encontrar a linha completa da Worker, que oferece cinco tipos diferentes de bombas, sendo que cada uma delas suprem uma necessidade diferente. Confira quais são e para que casos cada uma é indicada.
Bomba Periférica – é a que possui maior altura de elevação e pressão, podendo elevar a água até 50m de altura e chegar na sucção a 9m de profundidade. Esta pode ser usada para abastecimento residencial, agricultura e pequenas irrigações.
Bomba Centrífuga – é a que possui maior vazão, indicada nas operações onde exige-se maior volume de água em sua sucção. Pode ser usada para o abastecimento residencial, agricultura e indústrias.
Bomba Autoaspirante – não necessita de escorva, ou seja, não precisa ser realizado o processo de retirada de ar do equipamento, pois é feito automaticamente. Devido a esta facilidade, pode ser usada em rede de baixa pressão, como captação fluvial, drenagem de reservatórios e chácaras.
Bomba Submersível Multiestágio – trabalham imersas, exclusivamente indicadas para captação de água de poços artesianos. Como ela é blindada, pode ter contato com água potável sem o risco de contaminação.
Bomba Submersível – trabalham imersas nas situações onde se faz necessário o bombeamento de águas de rios, drenagem, limpeza de caixas d’água e indústrias. A Worker trabalha com dois tipos de bombas submersíveis, uma com maior vazão e outra com maior pressão, para servir melhor cada situação.
Cada bomba possui uma altura máxima de sucção (ou trabalho de puxar a água) e uma altura máxima de recalque (ou distância que a bomba consegue enviar a água), que são mostrados na sua tabela de especificações.
Todas as bombas Worker possuem um gráfico de sua curva de desempenho, influenciando na vazão de água por minuto, conforme a altura de recalque. Então, quando o recalque aumenta, a vazão diminui e se precisa de maior vazão, a altura do recalque deverá ser menor; porém, caso precise aumentar a altura e a vazão, é necessário uma bomba mais potente.
Objetos como cotovelos e válvulas fazem perder a pressão, é sempre necessário calcular a quantidade de objetos que geram perdas, além da distância máxima necessária para jogar a água para conhecer a força necessária da bomba. Antes de ligar o equipamento, deverá ser feito a escorva, ou seja, retirar o ar do interior da bomba e tubos em todos os modelos, inclusive a autoaspirante. Retire o parafuso superior da bomba e preencha de água no seu interior, inclusive nos tubos até a eliminação das bolhas de ar.