Sua casa tem sacada? E varanda? Espera, há diferença entre essas duas coisas? A resposta é sim! Sacada e varanda são coisas diferentes. Saber disso pode ser útil não apenas na hora de comprar ou vender um imóvel, mas também para acertar na decoração desses espaços. Quer saber mais? Então confira abaixo:
Qual é a diferença entre sacada e varanda?
Embora ambas sejam parecidas, sacada e varanda são diferentes. Cada uma delas tem características bem próprias em sua construção e, consequentemente, em seu uso.
A sacada é uma parte anexa ao imóvel – ou seja, ela é construída para fora da estrutura, ficando sempre suspensa, sem tocar o chão.
A varanda, por sua vez, é uma extensão da casa, uma parte que compartilha da mesma cobertura e não fica suspensa para a parte exterior.
Tanto varanda quanto sacada são cômodos muito úteis, tanto para a iluminação e a ventilação da casa ou do apartamento, quanto para oferecer ao lar um espaço arejado, bonito e ao ar livre.
Decoração de sacadas e varandas
Quando o assunto é decoração, tudo depende do tamanho do espaço e do objetivo. Sacadas e varandas são espaços dedicados a momentos de relaxamento, portanto devem oferecer aconchego. Pensando nisso, a decoração desses espaços deve ser acolhedora e cheia de vida.
Elementos como plantas e vasos ajudam na composição, enquanto lanternas podem dar aquele charme na hora de receber os amigos. Como estamos falando de uma área aconchegante, nada melhor do que decorar com elementos confortáveis, não é mesmo? Uma rede, caso haja espaço, é sempre bem-vinda. Caso não seja possível, almofadas, pufes e outros elementos do tipo podem ajudar a criar um cantinho para relaxar e aproveitar o vento fresco.
A varanda pode também ser utilizada como uma extensão da sala de estar. Essa é uma tendência que amplia o espaço de convivência, deixando a sala muito maior. Para isso, a decoração pode ou ser uma extensão da decoração da sala, para dar mesmo a ideia de extensão da sala, ou outra totalmente diferente, que complemente o que é usado no espaço principal, criando uma sensação de que há outro cômodo logo ali.
Outras ótimas opções para sacadas e varandas são investir em móveis feitos para áreas externas (evitando assim o incômodo de ficar colocando e tirando cadeiras e mesas de lá de acordo com o tempo) e móveis multifuncionais, como bancos que podem servir como assento ou como apoio.
Gostou das dicas? Então aproveite para ver mais conteúdos como esse aqui no blog da Super Pro Atacado!