3 Dicas para Tirar o Mofo das Paredes 

O mofo é um problema recorrente em casas e escritórios, principalmente nas regiões mais frias com ambientes fechados e com menos circulação de ar. Causado pela umidade presente no próprio ar, quando menos percebemos as paredes estão com manchas de mofo.

Principalmente nos cômodos com pouca luminosidade ou ventilação, como banheiros ou depósitos, os fungos podem diminuir muito a sensação de bem-estar no lugar. Afinal, acarretam um cheiro forte de mofo e podem levar ao desenvolvimento de problemas ou doenças respiratórias, como asma ou rinite alérgica. Doenças que são um exemplo clássico do risco a saúde se não tivermos o devido cuidado com o mofo nos ambientes. 

 Portanto, para evitar ou controlar a situação, separamos algumas dicas com passo a passo sobre como acabar com o mofo na parede!

1º Descubra a Origem!

Em primeiro lugar, antes de qualquer coisa, descubra o que está originando ou potencializando o mofo na parede. Se for apenas umidade ou falta de luz, o problema pode ser resolvido muito mais facilmente.

Esfregue com esponja áspera uma solução de água sanitária diluída ou água oxigenada, até remover todos os fungos que estão causando o problema. Alguns também indicam a opção caseira de vinagre branco. Se os fungos estiverem mais infiltrados, também pode ser necessário usar uma lixa para alvenaria e, então, repita o processo e pode lavar normalmente.

Mas, atenção! O mofo pode ser causado por muitas espécies de fungos, e boa parte delas são tóxicos para os seres humanos. Portnato, na hora de retirar o mofo, é muito importante se proteger. Então, use todos os Equipamentos de Proteção Individual necessários, como luvas de borracha para tirar o mofo, máscaras e óculos de proteção, quando lidar com esse tipo de trabalho.

2º Consertando Trincas

Se a origem do mofo é por algum problema estrutural, como infiltração, vazamento ou trinca na parede, será necessário fazer – além da própria limpeza – a manutenção do local. As trincas, ou rachaduras, são consequência de uma variação anormal da parede (causadas por temperatura, umidade, pressão do ar, tremores etc.) que, então, podem ser criadouros de muitos tipos de fungos.

Com uma espátula, aumente a fenda para raspar a trinca (abrindo o vão da parede até chegar na parte em que o material esteja sem fungo). Limpe bem e, então, insira o selador de trinca. Deixa secar durante 24h e, então, você pode pintar por cima.

O ideal é usar um fundo selador e uma tinta impermeabilizante, para prevenir que o problema possa ocorrer novamente. Suvinil possui uma linha ideal para esse tipo de situação. Quer conhecer mais da linha Suvinil? Então, assista o Dica do Super a seguir para saber tudo sobre a linha completa da Suvinil!

3 Bons Hábitos

Além do fundo selador, há muitas tintas antimofo desenvolvidas especialmente para impedir a propagação de fungos causadores do mofo. Além de manter janelas, cortinas e portas abertas o máximo de tempo possível (para arejar e iluminar o ambiente), também é interessante o uso de produtos para tirar a umidade. Uma vez que eles absorvem o excesso de umidade do ambiente e, assim, ajudam muito a evitar mofo e maus odores. 

Gostou das dicas? Então, compartilhe com os amigos que não aguentam mais o mofo nos ambientes! Aproveita também nos siga nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de tudo sobre construção, manutenção e reforma. Quer os preços mais baixo do atacado? Compre pelo e-commerce! Ou nos faça uma visita na loja em sua região, aberta diariamente a partir das 8h e com estacionamento próprio gratuito. 

Deixe um comentário