Essa opção de revestimento é muito fácil de instalar sozinho em casa
O papel de parede é uma das formas mais fáceis de personalizar ambientes, sejam eles em imóveis próprios ou alugados. A facilidade não é só pela praticidade: colar papel de parede também é fácil. Confira um tutorial com nossas Super Dicas para a hora de aplicar seu papel de parede!
1. Escolha seu papel de parede
Chamamos de papel de parede os revestimentos para parede feitos de papel, plástico e outros materiais. O papel de parede é normalmente um revestimento fino que pode ser aplicado em qualquer tipo de parede, desde que seja lisa e sem textura.
Existem dois modelos principais de papel de parede: o tradicional (chamado apenas de papel de parede) e o autocolante (também chamado de vinílico ou papel adesivo). Enquanto o primeiro é feito de papel, o segundo é de plástico.
2. Separe os materiais necessários
É importante ter todos esses itens para o passo a passo:
Se o seu papel de parede é autocolante, você não vai precisar da cola nem do pincel/rolo.
3. Limpeza da parede
O primeiro passo é deixar a parede completamente limpa e lisa. Use esponja, água e detergente neutro. Pode ser necessário, também, lixar ou cobrir buracos com massa corrida.
4. Preparo da cola
Esse passo só é necessário para o caso do papel de parede convencional.
A cola deve ser diluída de acordo com o que estiver informado na embalagem do produto. Um misturador de argamassa pode ser muito útil para fazer essa mistura.
Indicamos preparar a cola com antecedência de pelo menos uma hora.
5. Faça marcações
Para ter a certeza de que o papel será colado adequadamente, o ideal é marcar na parede com lápis usando a trena.
As dimensões do seu papel de parede já vão dar uma boa ideia de quantas aplicações serão necessárias na horizontal.
Para a altura, os cantos e vãos (como espaços para espelhos de tomada), você vai precisar de medidas mais precisas. Preste bastante atenção!
Dica: faça somente os cortes necessários, em geral deixando uma margem de 5 a 10 cm para não correr o risco de que falte papel para determinado trecho da parede na hora de aplicar. O corte final fica para depois da aplicação.
6. Como colar o papel de parede
Atenção para o caso de papéis de parede com padrão: tome cuidado para não colar quebrando o padrão do desenho.
6.1 Como colar papel de parede convencional
O primeiro passo é passar a cola, usando um rolo de pintura, em todo o papel de parede. Passe a cola somente na parte de trás e deixe a cola por um tempo – o suficiente para o papel absorvê-la, mas não deixe por muito tempo para não secar: 5 minutos é o suficiente.
Comece sempre pelo canto superior esquerdo e vá colando o papel e fixando usando as mãos e a espátula para deixar tudo liso.
6.2 Como colar papel de parede autocolante
Neste caso, é bem mais fácil: retire a película protetora e fixe na parede de cima para baixo, da esquerda para a direita.
Para auxiliar na fixação, use a espátula para remover possíveis bolhas e garantir que tudo estará alinhado.
7. Finalização
Agora, é hora de recortar as sobras. Use espátulas e estilete de preferência, tanto para cantos quanto para buracos com espelhos de tomada, por exemplo.
Uma boa ideia para o papel tradicional é umedecer uma esponja para retirar o excesso de cola nas uniões entre as folhas do papel de parede.
Pronto! Lembre-se de manter o papel de parede limpo, usando somente os produtos recomendados, já que o revestimento pode ser sensível.
Gostou das dicas? Compre tudo o que você precisa para a sua casa e suas reformas no site da Super Pro Atacado. Acesse agora mesmo!